Seguidores

domingo, 1 de agosto de 2010

Faculdade de Teologia Umbandista

Todos desejamos a Paz no Mundo, a resolução dos conflitos que nos causam tensões, sejam elas as guerras entre os povos ou a batalha cotidiana que cada um de nós enfrenta para conquistar, em primeiro plano, a sobrevivência e, quando muito afortunados, uma boa qualidade de vida.

Apesar da vontade global de conquista de uma estrutura social diferente, a impressão que temos é a de que tendemos à manutenção das desigualdades ou até ao agravamento das mesmas.
Duas causas podem ser apontadas para a persistência da fome, da doença, da guerra e da morte devastando nossa família planetária:

1) A insistência em manter uma sociedade baseada em competição e em valores político - econômicos que sobrepujam os valores humanos (individuais ou sociais). Assim, as soluções de progresso e globalização são sempre reféns da necessidade do lucro e, invariavelmente, ineficazes para a maioria da população na periferia, à margem dos processos de decisão e cultura.
2) Os setores empenhados na busca da Paz, sejam ligados à filosofia, à ciência, à religião ou à arte pensam e atuam de maneira isolada, tomando caminhos divergentes, aumentando as tensões sociais.

Neste contexto funda-se a Faculdade de Teologia Umbandista como alternativa para a mudança do estado atual. Esta iniciativa pretende representar uma mudança de paradigmas, provocando um abalo positivo e pacífico nesta estrutura estática com uma transformação qualitativa dos valores contemporâneos. Explicaremos agora como a Faculdade de Teologia Umbandista se credencia para colaborar com a realização de uma sociedade mais justa.
A Umbanda é habitualmente tida como cultura de periferia, até mesmo marginalizada e estigmatizada como idolatria pagã. Na verdade, a Umbanda oscila entre periferia e centro, focalizando suas ações onde é mais necessária.
A Umbanda procede dessa forma porque entende que não há, em essência, qualquer diferença entre os que se encontram na base da pirâmide social e os que se posicionam, por força político – econômica, no topo.
Além disso, a Umbanda prima pela universalidade de seus princípios e fundamentos filosóficos e doutrinários, podendo, de maneira singular, receber a todos os irmãos planetários oriundos de quaisquer setores filorreligiosos ou estados sócio – econômicos, culturais ou étnicos.
A fundação da Faculdade de Teologia Umbandista representa um avanço para a Umbanda porque, no momento em que se dirige da periferia ao centro, arrasta consigo tudo o que existe na periferia, não apenas umbandistas mas a sociedade como um todo.
Outra questão fundamental é que a Faculdade de Teologia Umbandista preconiza a unidade e a universalidade de todas as coisas, promovendo a convergência que se consubstancia na Paz Mundial. Na prática, significa respeitar todos os setores filorreligiosos como corretos em seus pontos de vista, gerando uma convivência pacífica entre todas as religiões. A seguir, propõe a convergência mostrando que o Sagrado está além dos pontos de vista e que podemos todos, gradualmente, transitar das formas particulares de entendimento para habitar na essência de todas as religiões que é o Sagrado, a Realidade – Una.
Convidamos a todos os irmãos planetários a conhecerem a sede da Faculdade de Teologia Umbandista, suas propostas e programa curricular.
Pedimos também a permissão para iniciarmos nosso relacionamento com uma pergunta, fundamental para a Paz no Mundo:
- Qual a posição que o Sagrado ocupa na sua vida: central ou periférica ?






3 comentários:

  1. Fonte: Faculdade de Teologia Umbandista (FTU)
    http://www.ftu.edu.br
    Av. Santa Catarina 400 - Vila Alexandria
    próximo ao Aeroporto de Congonhas)
    CEP-04635-001 - São Paulo - SP
    fone: (55 11) 5031-8852
    faculdade@ftu.edu.br

    ResponderExcluir
  2. A 1ª faculdade de Umbanda do Brasil.
    Faculdade de Teologia Umbandista que forma teologos de Umbanda, de forma similar a outras instituições de ensino religioso como católicas e protestantes.
    Devidamente autorizada e reconhecida pelo MEC, é uma conquista para toda comunidade umbandista.
    Nosso profundo agradecimento ao seu idealizador Francisco Rivas Neto (Pai Rivas), Reitor Geral da FTU.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    Gostaria de saber se em PoA tem algum cólegio de Umbanda.

    Sandra

    ResponderExcluir