Seguidores

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Exu guardião


OS EXUS GUARDIÕES



Das entidades de umbanda Exu é que mais polêmica e discussão geram entre curiosos e até mesmo integrantes dos Cultos de Umbanda.


Para começar diremos que EXU NÃO É:


Uma entidade trevosa que realiza desejos escusos. Exu não tem nada a ver com as imagens comercializadas. Não é vingativo, violento e cruel. Não usa capa vermelha ou preta. Não tem "pé" de bode. Não é todo vermelho. Não tem rabo e nem chifres. Não come galinha ou carnes cruas. Nem bebem até deixar seus "cavalos" sem condições de andar.

Não negamos que existem entidades que se apresentam ou sejam até mais horrendas do que as imagens de mau gosto encontrado nas casas de artigos religioso, mas estas entidades com toda certeza não são Exus.



Exu, na realidade é guardião da Luz para as Sombras, e das Sombras para as Trevas, e é ele que COMBATE às entidades que possuem as formas mais horrendas e esquisitas. Estes seres ainda encravados no mal são os chamados KIUMBAS e são violentos, vingativos e cruéis.


Tais criaturas são atraídas de suas covas no SUBMUNDO ASTRAL pelas nossas próprias atitudes e sentimentos inferiores, sendo que os EXUS SÃO COMO GUERREIROS, que impedem o acesso destes seres às zonas mais superiores, e estes Kiumbas, quando podem, mistificam os Exus, ou mesmo Caboclos, Pais-Velhos, e Crianças.


E como reconhecer um Exu de fato e de direito? Simples:


O verdadeiro guardião não deixa seu médium torto, com expressão de ódio no rosto, não fica com os dedos em forma de garras, e não se arrasta no chão. Exu de Umbanda não fala palavrões de deixar cabelo em pé, não é "doidinho" por marafo (pinga) e sangue e não aceita entregas em encruzilhadas de rua ou cemitérios. Quem aceita estas coisas nestes locais, são os já citados Kiumbas, que são os que gostam de galo e galinha pretos na encruza.


Portanto CUIDADO irmão de fé, não ofereça sangue ou animais nas ruas, pois poderá levar estas entidades para suas casas, o que lhe trará os maiores dissabores e problemas.


Os preceitos para Exu são entregues nas encruzilhadas das matas e campina, e sempre com elemento sutis. Exu de Umbanda não pode ser comprado com bagatelas e Exu nenhum de verdade aceita realizar trabalhos para matar ou prejudicar alguém.



Como sabemos Exu é justo, ou seja, está ligado aos conceitos do "Quem deve paga, e quem merece recebe". Por isso não existe aquela história de fazer amizade com Exu, para conseguir isto ou aquilo. Com isso, não queremos dizer que Exu é uma entidade boazinha, mas pensem um pouco, que lógica tem baixar em um terreiro Caboclo, Pai-Velho, Criança para fazer a caridade, e no mesmo terreiro baixar Exu para praticar o mal.


Exu é de serventia de Caboclo, Pai-Velho e Criança, sim, mas única e exclusivamente para que seja cumprida a JUSTIÇA KÁRMICA, POIS EXU NÃO É BOM NEM MAL, É APENAS JUSTO.


Por isso devemos tomar cuidado com o que pedimos para Exu, pois quem não sabe o que pede, não sabe o que quer, e o que irá receber, e muito menos o que MERECE receber. Exu só trabalha com o consentimento de entidades superiores e única e exclusivamente dá alguma coisa a alguém se o merecimento deste alguém estiver de acordo com a Justiça Kármica.


Exu não costuma ficar "jogando conversa fora", ele vai direto ao assunto, orientando e conduzindo aquilo que tem que ser feito, pois não é só esta a função de Exu.


EXU É TAMBÉM O AGENTE DA MAGIA, é ele quem executa os processos mais sutis da MAGIA DA UMBANDA. Só por isso já podemos deduzir que, para executar a magia e a justiça kármica, não poderiam ser entidades irresponsáveis e muito menos entidades inferiores.


Exu também não pede que seus médiuns se vistam de "galãs" de ternos, ou de preto e vermelho, e não realiza sessões "fechadas", onde até o sexo é praticado em nome de Exu, como sabemos que acontece em muitos terreiros ditos de "Umbanda".


Outra distorção que existe é a respeito do Exu Sra Pomba-Gira. Este é um Exu feminino e muitos a colocam com se fosse prostituta, uma mulher da vida. A Sra. POMBA GIRA É UMA EXU GUARDIÃO DOS MAIS SÉRIOS em de promover a bagunça à orgia, como muitos desejam, ela combate todas as perturbações relacionadas com o lado sexual, combatendo os Magos Negros e seus Kiumbas.



Assim como na Umbanda existem sete Orixás Menores Chefes de legião, na Kimbanda (que muitos confundem com Magia Negra e praticas da Kiumbanda) existem sete Exus Guardiões da Luz para as sombras que são:

Paralela ativa = UMBANDA     Paralela passiva: KIMBANDA

ORIXÁS        EXUS GUARDIÕES

ORIXALÁ     EXU Sr. 7 ENCRUZILHADAS
OGUM         EXU Sr. TRANCA-RUAS
OXOSSI       EXU Sr. MARABÔ
XANGO        EXU Sr. GIRA-MUNDO
YORIMÁ       EXU Sr. PINGA-FOGO
YORY          EXU Sr. TIRIRI
YEMANJÁ     EXU Sra. POMBA -GIRA

Exu Sr. Sete Encruzilhadas
Minerais   Quartzo branco
Metais      Ouro
Bebidas    Sidra seca e marafo  
Ervas       Guiné

Exu Sr. Tranca Ruas
Minerais  Pedra ferro 
Metais   Ferro
Bebidas  Vinho branco seco e marafo
Ervas   Espada

Exu Sr. Marabô
Minerais  Pedra da mata redonda ou quartzo azul
Metais   Cobre
Bebidas   Vinho branco suave e marafo
Ervas   Mamona

Exu Sr. Gira- Mundo
Minerais   Pedra da cachoeira triangular ou quartzo verde
Metais   Estanho
Bebidas   Vinho frisante e marafo
Ervas   Mangueira

Exu Sr. Pinga Fogo
Minerais   Ônix preto ou hematita
Metais   Chumbo
Bebidas   Vinho tinto seco e marafo
Ervas   Bananeira

Exu Sr. Tiriri
Minerais   Mercúrio
Metais   Rodonita
Bebidas   Licores doces e marafo
Ervas   Pitanga

Exu Sra. Pomba Gira
Minerais   Conchas e caracóis 
Metais   Prata  
Bebidas   Sidra doce e marafo
Ervas   Brinco de princesa

 

2 comentários:

  1. Fonte: Livro CULTURA UMBANDÍSTICA - Brasão de Freitas / Roger T. Soares / William C. Oliveira.-Ed. Ícone - 1994.

    Compartilhado com o site do Templo de Umbanda Pai Joaquim de Aruanda - Sorocaba - SP
    http://www.paijoaquimdearuanda.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostaríamos de deixar claro que o texto traz apenas uma parcela, do que se pode escrever sobre os Srs.Guardiões.
    Temos visto em vários terreiros, que essas entidades não seguem um padrão de bebidas ou até mesmo ervas utilizadas em seus trabalhos, podendo variar de região para região e conforme a tradição que seguem.
    Demos aqui um apanhado geral e que pode servir de referência, contudo, não é a verdade final sobre esses valorosos Srs.Exus

    ResponderExcluir