Seguidores

quinta-feira, 29 de julho de 2010

De cima para baixo



A Umbanda é uma religião vertical, ou seja vem de cima para baixo, d'Arunda para os homens.
Dentro de seu bojo militam espiritos da mais alta estirpe, até instrutores encarregados de recolocarem a humanidade no caminho correto da evolução.
Ela ja ultrapassou de há muito as fronteiras brasileiras, podendo ser facilmente adaptada e assimilada em qualquer latitude geográfica, Umbanda é universal.
Interessante notar, que independente da forma ritual com que se apresente cada gira, elas parecem ter uma caracteristica em comum, a de que todas contêm alguma verdade oculta e, consequentemente não é percebido pelos sentidos comuns.
A compreensão destas singularidades, dependenderá do grau consciencial de cada filho de fé e entendidas de maneiras distintas.
A generalização de que um rito espelha o todo do movimento é um equívoco e não acrescentarão nada, senão visões distorcidas se forem tomados de forma literal.
Nossos mentores tem firmemente a intenção definida de acelerar a evolução daqueles que assim o desejam, mas para isso é necessário estarmos dispostos a ver os ensinamentos de forma vertical e não horizontal.
Somente na medida que formos capaz e que, estivermos dispostos a viver os ensinamentos da giras pequenas na gira grande, é que poderemos entendê-los profundamente.
Se não existir prática as ilações permanecerão ocultas, porém, qualquer esforço para vivenciarmos esses aconselhamentos nos trarão luz e entendimento.

Um comentário:

  1. Excelente bolg! Claro e elucidativo!
    Me dá muita alegria enontrar materias como esse divulgado na internet! Assim, todos juntos, podemos desmistificar nossa amada Umbanda, a Senhora da Luz Velada!!!
    Parabéns e meu Saravá Fraternal a todos os colaboradores deste blog!
    Pai Adriano de Oxossi

    ResponderExcluir